Wednesday, 26 de January de 2022

Obras na infraestrutura do Porto Suape conta com investimento de R$ 59 milhões, gerando novos negócios e empregos

Com obras de infraestrutura, Porto Suape visa novos negócios e empregos

Com reforma milionária, Porto Suape visa novos horizontes, que lhes tragam bons lucros e gere diversos novos empregos

Como forma de se destacar entre os seus concorrentes, o Porto Suape anunciou nessa última quarta-feira, (18), que deseja investir ainda nesse ano, cerca de R$ 59 milhões. Esse valor será dividido para obras de manutenção e uma requalificação na infraestrutura do local. Com isso, novas oportunidades irão chegar, movimentando a economia, trazendo novos negócios e contratos para a empresa, além de gerar mais empregos para aqueles que se encontram desempregados.

Continua Depois da Publicidade

Confira mais artigos interessantes:

Quais são as principais obras de infraestrutura que serão feitas no Porto de Suape?

Dentre os projetos que foram elaborados, alguns já estão em andamento. Dessa forma, uma quantia do dinheiro será utilizada para recuperar o Píer de Granéis Líquidos (PGL-2), drenagem e pavimentação das vias portuárias. A restauração também ocorrerá na parte estrutural do molhe que protege o porto externo. Essa é uma área de suma importância, pois, nela abriga 4 píeres e um cais de múltiplo uso que é essencial nas operações de carga e descarga.

De acordo com Roberto Gusmão, “é um complexo com imensas oportunidades e terreno fértil para novos negócios, gerando novos empregos. Queremos aumentar o volume de cargas, trazer mais agilidade e automação para quem realiza as operações rotineiras. As obras de melhoria e de infraestrutura são essenciais para o bom funcionamento da máquina portuária. Tudo isso aliado a planos estratégicos baseados nas metodologias de inovação, que dará salto qualitativo com a parceria recente com um dos maiores centros de pesquisa do Brasil, o Cesar, que funciona no Porto Digital”.

A previsão é que, até o final desse ano, as obras sejam concluídas. Afinal, quase todas as que foram projetadas, já tiveram início, restando apenas, serem finalizadas. Para esse segundo semestre, umas das intervenções a serem feitas será realizada na construção da nova torre de controle. Esse projeto terá uma estrutura de 269,40 m2, com várias divisões formando salas, tais como: a de controle de tráfego, a de tecnologia da informação, de administração e a de arquivo.

As demais salas seriam reservadas para banheiro, guarita, depósito, copa, mirante e área de convivência para os funcionários. As salas serão equipadas com tudo novo e de alta tecnologia. Assim, dará mais conforto para os trabalhadores que estão diariamente nessas salas. Além disso, a nova estrutura contará também com 3 pavimentos.

Novos negócios e emprego no Porto Suape

Com a conclusão das obras de infraestrutura, o esperado é que, o Porto Suape passe a gerar ainda mais empregos e feche novos negócios. No entanto, esses planos ainda podem demorar um pouco para sair do papel. Quanto as vagas de emprego, essas serão geradas durante a construção e reforma dos projetos, assim como, posteriormente.

Não há nenhuma vaga específica para o momento. De acordo com Gusmão, esses projetos serão para datas posteriores, podendo acontecer somente ano que vem. No momento, a Suape está realizando a manutenção algumas peças que constituem a estrutura portuária. Somente no mês de agosto, o Píer de Graneis Líquidos 3 (PGL-3) ganhou duas defensas. Ele é o responsável por atuar nas seguintes operações: diesel, gás de cozinha, petróleo e ship-to-ship.

Para o momento ou até o final do ano, as vagas de emprego serão contratadas para trabalhar diretamente nessas reformas que foram citadas acima, ou seja, nas obras de infraestrutura. Quando o investimento der novos lucros e novos negócios forem fechados, os empregos poderão aparecer.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.