1. Início
  2. / Notícias
  3. / MOL, MOL Drybulk e J-ENG fazem acordo para testes de motor movido a hidrogênio
Tempo de leitura 3 min de leitura

MOL, MOL Drybulk e J-ENG fazem acordo para testes de motor movido a hidrogênio

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 10/11/2021 às 13:01
Atualizado em 19/08/2022 às 05:09
Visando utilizar fontes renováveis, as empresas MOL, MOL Drybulk e J-ENG assinaram um acordo para testes de motor a hidrogênio
Visando utilizar fontes renováveis, as empresas MOL, MOL Drybulk e J-ENG assinaram um acordo para testes de motor a hidrogênio. Fonte: Divulgação

Visando utilizar fontes renováveis e reduzir a emissão de gases de efeito estufa, as empresas MOL, MOL Drybulk e J-ENG assinaram um acordo para testes de motor a hidrogênio

Durante esta última terça-feira, (09/11), as empresas MOL, MOL Drybulk e J-ENG anunciaram a assinatura de um acordo para a realização de um novo motor movido a hidrogênio em um navio de serviço. A iniciativa visa minimizar a emissão de gases de efeito estufa e aderir a novas fontes renováveis para a utilização em combustíveis.

Notícias que talvez possam lhe interessar:

Acordo entre MOL, MOL Drybulk e J-ENG visa utilizar motor a hidrogênio em navios de serviços

A corrida em busca de fontes renováveis e alternativas para combustíveis é cada vez mais crescente ao redor do mundo inteiro e as empresas Mitsui OSK Lines, Ltd., MOL Drybulk e a Japan Engine Corporation (J-ENG) estão procurando novas formas de utilizar o hidrogênio nos motores de navio. Assim, as companhias assinaram um acordo para começarem, em conjunto, a fazer testes em um novo motor movido a hidrogênio para a utilização em navios. 

O acordo assinado entre as empresas, visa a operação do navio pela  MOL e MOL Drybulk e o desenvolvimento do motor movido a hidrogênio ficará por conta da Japan Engine Corporation (J-ENG). A parceria está em estágios iniciais mas as companhias deverão começar em breve os testes e iniciar o projeto para desenvolvimento desse produto, que irá ajudar na redução da emissão de gases de efeito estufa por meio da utilização de fontes renováveis de combustíveis.

O motor que será desenvolvido pela J-ENG terá a participação das empresas Kawasaki Heavy Industries e a Yanmar Power Technology, e será o primeiro motor principal do mundo inteiro para navios de grande porte ou costeiros. O desenvolvimento do motor movido a hidrogênio foi selecionado para um projeto em parceria com o governo, por meio da Organização para o Desenvolvimento de Nova Energia e Tecnologia Industrial (NEDO), parte do Programa de Financiamento para Inovação Verde.

Motor movido a hidrogênio é a nova aposta para a utilização de uma fonte renovável e limpa como combustível 

O mundo, atualmente, está cada vez mais atento aos impactos ao meio ambiente provenientes da emissão de gases de efeito estufa e, por isso, a corrida por alternativas viáveis e limpas para a utilização como combustíveis é cada vez mais constante. Isso foi o que levou as empresas MOL, MOL Drybulk e J-ENG a pensarem no acordo para o desenvolvimento deste motor, que pretende ser destaque na área com a utilização do hidrogênio como combustível principal.

O principal benefício do desenvolvimento de um motor movido a hidrogênio é, com certeza, a minimização dos impactos relacionados à emissão de gases de efeito estufa, mas o projeto ainda terá mais benefícios para o setor. A indústria de transportes marítimos necessita cada vez mais de fontes renováveis e viáveis de combustíveis para a utilização em seus navios e, com o projeto das empresas MOL, MOL Drybulk e J-ENG, o motor movido a hidrogênio poderá ser uma alternativa bastante útil e benéfica para o setor. 

O que se espera para um futuro não tão distante é a expansão no suprimento do hidrogênio e novas utilizações para a substância no mercado internacional. Assim, a utilização dele para os motores pode ser o grande destaque futuro em relação à fontes renováveis para combustíveis e a substância pode se tornar a grande aposta para um futuro mais sustentável.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos