O Porto do Pecém concluiu o embarque de 9,995 milhões de toneladas de granito que foram transportadas com navio Great Crystal até Marina Di Carrara, na Itália.
Em 2022, o estado do Ceará, no Porto do Pecém, embarcou mais de 60.000 toneladas de granito para a Europa, tornando o estado o terceiro maior exportador de pedras decorativas do país. Carlos Alberto Nunes, gerente da Tecer Terminais, empresa que presta serviços no Porto do Pecém, disse que as cargas mostram o crescimento da diversidade de cargas que operam nos terminais portuários.
“O embarque dessa nova remessa de granito no primeiro trimestre de 2023 mostra nosso potencial e demonstra a variedade de produtos que chegam e vão para diversos países. Aqui podemos movimentar diversas cargas, sempre utilizando a inovação tecnológica“, enfatizou.
Porto de Paranaguá diz que não houve atraso no embarque de soja
Autoridades do porto de Paranaguá resolveram se manifestar sobre os atrasos no embarque de soja brasileira em virtude dos problemas com a BR-277, principal via de acesso ao porto. A BR-277, única via que transporta muita carga até o porto de Paranaguá, está em obras desde dezembro de 2022, quando ocorreram deslizamentos de terra na região devido às chuvas torrenciais. Atualmente, a rodovia está em manutenção nos trechos de 41 km, 41,5 km e 33 km.
- Em meio a uma frota de 50 mil navios mercantes globalmente, dados mostram que o Brasil é um dos países com mais incidência de roubo e crime organizado no transporte marítimo
- Empresa cria tecnologia 3D e realidade virtual que otimiza operações portuárias e logísticas no Brasil
- Márcio França visita o Porto do Rio de Janeiro e encontra nova diretoria da PortosRio
- A importância de Santos para a indústria de navios e cruzeiros no Brasil
Em nota divulgada na última quarta-feira (15), a autoridade portuária também negou o número crescente de navios esperando para carregar soja, apesar de relatos de que caminhoneiros enfrentam bloqueios totais ou parciais durante o verão chuvoso do Brasil. No começo do mês de março, o estado do Paraná instou o Ministério dos Transportes a reparar a rodovia depois que uma rachadura bloqueou brevemente o tráfego no KM 33 nos dois sentidos.
Em nota, eles alegaram que “era preocupante porque só no estado do Paraná é preciso processar a maior safra da história, estimada em 20,89 milhões de toneladas de soja”. Atualmente, produtores de vários estados do país ainda estão colhendo a soja. O Brasil deveria ter exportado cerca de 14 milhões de toneladas da oleaginosa em março, segundo estimativas da Associação Nacional dos Exportadores de Grãos (Anec).
As exportações de soja via Paranaguá caíram 50% para cerca de 900.000 toneladas nos primeiros dois meses de 2023, disse a autoridade portuária, culpando o declínio por chuvas excessivas e colheitas atrasadas. A alta foi impulsionada pelas maiores exportações de milho. Seguindo a tendência nacional – o Brasil desponta como grande exportador do produto – os embarques de grãos pelo porto de Paranaguá cresceram 243% no primeiro bimestre. São 1.397.325 toneladas. Até 2022, apenas 406.889 toneladas.
Somente em fevereiro, as exportações de milho em 2023 chegaram a 189.872 toneladas, ante 192.422 toneladas em 2022. Demanda chinesa pelo milho brasileiro, conflito entre Ucrânia e Rússia, estoques e preços são fatores que justificam esse aumento. Neste momento, 56 navios aguardam no mar para fazer escala, enquanto 100 navios deverão chegar ao porto até 24 de abril para carregar e descarregar cargas diversas, disse o responsável.