1. Início
  2. / Portos e estaleiros
  3. / Chegada da internet 5G no Espírito Santo garante mais agilidade e otimização da logística no setor portuário
Localização ES Tempo de leitura 3 min de leitura

Chegada da internet 5G no Espírito Santo garante mais agilidade e otimização da logística no setor portuário

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 01/11/2021 às 23:46
Atualizado em 19/08/2022 às 05:09
Espírito Santo recebe tecnologia de internet 5G na região, garantindo mais eficiência na logística, em especial, no setor portuário 
Porto de Vitória – Foto: Assembleia Legislativa-ES

O estado do Espírito Santo recebeu, recentemente, a tecnologia de internet 5G na sua região, fator que irá garantir mais eficiência na logística, em especial a do setor portuário 

A região do Espírito Santo garantiu mais um passo para o futuro com a chegada da internet 5G, anunciada nesta última segunda-feira, (01/11). A chegada da rede móvel com essa tecnologia irá garantir mais automação na logística de diversos setores do estado, principalmente o setor portuário, que será bastante beneficiado com essa novidade para as operações.

Confira outras notícias do setor:

Logística do setor portuário do Espírito Santo se tornará mais otimizada e eficiente com a nova tecnologia de internet 5G

A conectividade e a automação dos serviços é uma característica cada vez mais presente em diversos setores do Brasil e, com a chegada da internet 5G no Espírito Santo, essa eficiência vai ser ainda mais potencializada. O setor portuário do estado é responsável por cerca de 25% do comércio exterior do país e a utilização da rede móvel com essa velocidade irá tornar a logística e a comunicação no setor ainda mais eficientes, uma vez que, a internet 5G é 20 vezes mais rápida em relação à que opera na região atualmente. 

O deputado federal Evair Melo (PP-ES) comentou acerca da importância da internet 5G para o setor portuário e como ele poderá ser beneficiado, afirmando que “essa conexão de máquinas vai trazer a tecnologia para relação direta na vida das pessoas. O Espírito Santo vai poder a partir da capital Vitória, que será uma das primeiras capitais contempladas, ter a tecnologia e naturalmente vai disponibilizar para a maioria das pessoas. Com certeza o nosso estado será ainda mais competitivo”.

A utilização da internet 5G no setor portuário do Espírito Santo irá trazer uma série de benefícios para essa área do estado, como por exemplo um tráfego de carga mais coordenado e com maior poder de organização, a automatização dos embarques e descargas nos portos e um maior controle dos portos com a utilização dessa tecnologia para a administração dos locais. 

Tecnologia 5G pode trazer mais oportunidades de crescimento para o estado do Espírito Santo 

O investimento na tecnologia de internet 5G significa também uma atenção maior para a infraestrutura do estado e, consequentemente, um maior potencial de crescimento futuro para o Espírito Santo. Isso faz com que, ao investir em infraestrutura local, mais oportunidades de emprego sejam formadas para os moradores da região e isso crie uma maior circulação de capital no estado. Além disso, a tecnologia em questão pode tornar possível uma maior urbanização de cidades que, antes, não poderiam ter acesso a esses recursos. 

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet, comentou acerca dos impactos que a chegada dessa tecnologia trará para o estado do Espírito Santo e como ela poderá ser benéfica para o desenvolvimento local e o crescimento de forma eficiente e organizada da região. O executivo ainda afirmou que “terá um impacto, creio eu, até muito maior para as empresas. Porque o 5G é uma tecnologia que vai permitir a comunicação não somente entre as pessoas, mas sobretudo, entre máquinas. É máquina conversando com máquina, é máquina conversando com a infraestrutura”.

A utilização da tecnologia de internet 5G não se restringe somente ao estado do Espírito Santo e o Governo Federal tem planos para implementá-la no restante das capitais até 2022 e no país inteiro até o ano de 2028, investindo em mais qualidade para a infraestrutura e logística do Brasil.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos