1. Início
  2. / Notícias
  3. / Banco do Brasil se torna parceiro e patrocinador do Programa Águas Brasileiras
Tempo de leitura 3 min de leitura

Banco do Brasil se torna parceiro e patrocinador do Programa Águas Brasileiras

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 16/12/2021 às 11:17
Atualizado em 19/08/2022 às 05:09
O Programa Águas Brasileiras, voltado para a revitalização das bacias hidrográficas do país, agora conta com o Banco do Brasil como patrocinador e parceiro
O Programa Águas Brasileiras, voltado para a revitalização das bacias hidrográficas do país, agora conta com o Banco do Brasil como patrocinador e parceiro. Fonte: Governo Federal

O Programa Águas Brasileiras, voltado para a revitalização das bacias hidrográficas do país, agora conta com o Banco do Brasil como patrocinador e parceiro

O Banco do Brasil assinou um protocolo de intenções com o Ministério de Desenvolvimento Regional para se tornar parceiro e patrocinador do Programa Águas Brasileiras. Até essa quinta-feira, (16/12) um dos principais objetivos do programa é garantir uma melhoria na qualidade da água e a revitalização das bacias hidrográficas do país, sendo um dos maiores projetos de sustentabilidade no segmento.

Não perca essas notícias:

Protocolo de intenções é assinado pelo Banco do Brasil com o Ministério de Desenvolvimento Regional para a participação no Programa Águas Brasileiras

O Programa Águas Brasileiras é bastante famoso no segmento ambiental por se tratar de um projeto que visa a revitalização das bacias hidrográficas do país e a melhoria na qualidade da água, tanto para consumo quanto para uso produtivo. Agora, o Banco do Brasil quer se associar ao projeto e assinou recentemente um protocolo de intenções com o Ministério de Desenvolvimento Regional para se tornar parceiro e produtivo do programa, colaborando para as operações do projeto.

O presidente do Banco do Brasil comentou acerca da importância do programa em relação às iniciativas ASG – Ambiental, Social e Governança e afirmou que “A revitalização de bacias hidrográficas está enquadrada no escopo do ASG e é uma pauta que chegou para ficar. Os investidores, cada vez mais, nos cobram postura sobre esse tema da sustentabilidade e o Banco do Brasil será um braço que vai buscar dar cada vez mais suporte a esse tema. Esse é o primeiro passo para que possamos ampliar nossa contribuição”. 

Os representantes das entidades que estavam presentes durante a assinatura do protocolo de intenções foram Rogério Marinho, do Ministério de Desenvolvimento Regional, Fausto de Andrade Ribeiro, presidente do BB, e Verônica Sanchez, da secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, que participaram da cerimônia que simboliza um grande passo para o Programa Águas Brasileiras. 

Programa Águas Brasileiras continua com suas operações e segue com editais para chamamento de projetos 

Lançado em dezembro de 2020, o Programa Águas Brasileiras vem se destacando mais e mais no segmento ambiental em razão da sua luta por uma água de qualidade para consumo e uso produtivo, além de procurar meios de revitalizar as bacias hidrográficas do país. O programa é fruto de uma colaboração entre os ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com estados e municípios.

Outro ponto importante do projeto são os editais de chamamento de projetos e sugestões para as operações da iniciativa e o ministro Rogério Marinho comentou acerca do segundo edital do programa, afrimando que “Tenho certeza de que teremos ainda mais interesse da iniciativa privada em apoiar esse projeto tão importante. Agora estamos abrindo o Águas Brasileiras para o conjunto das bacias hidrográficas do País e, certamente, teremos uma grande adesão para preservarmos esse recurso tão importante que é a água”.

O chamamento foi encerrado no dia 04 de dezembro e a previsão é que o resultado preliminar do edital seja divulgado no dia 17 de dezembro, e o final, em 14 de janeiro de 2022. Assim, o programa continuará com seus esforços para o benefício da hidrografia do país nos próximos anos.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos