A Marinha do Brasil, através de sua Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), informou que o Submarino Riachuelo (S40) será transferido para o Setor Operativo da Força Naval, no próximo mês de setembro.
Neste sentido, um dos quatro submarinos da Marinha do Brasil com propulsão diesel-elétrica (S-BR) previstos para o Programa de Submarinos (PROSUB), o qual representa o primeiro da Classe RIachuelo, cumpriu um longo e rigoroso calendário de Testes de Aceitação no Porto e No Mar e, segundo informações, ele está pronta para iniciar a sua preparação para a fase operativa, para cumprir com excelente a missão de patrulhar as águas jurisdicionais brasileiras, que compõem a Amazônia Azul e as áreas de importância estratégica para o Brasil no Atlântico Sul.
Dessa forma, a habitual Cerimônia de Mostra de Armamento, compreendida como o marco oficial da transferência de um meio naval para o Setor Operativo da Marinha do Brasil, está previsto para ser realizado no próximo dia 1º de Setembro, no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), situado no litoral Sul do estado do Rio de Janeiro.
Sendo assim, a execução do PROSUB e todas as atividades relacionados ais aos S-BR “Humaitá” (S41), “Tonelero” (S42), “Angostura” (S43), além do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SPCN) intitulado “Álvaro Alberto” deverão permanecer em andamento conforme planejado e, dessa forma, avançam em diferentes estágios de prontificação.
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
Submarino Riachuelo encerra testes com qualidade e eficiência
Segundo informações da Itaguaí Construções Navais (ICN), as saídas de mar estão sendo fundamentais para que os testes do Submarino Riachuelo sejam concluídos com qualidade, zelo e eficiência. Neste sentido, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) engloba a construção e manutenção de quatro submarinos S-BR de propulsão convencional (diesel-elétrica), além de um de propulsão nuclear SN-BR, que é o primeiro do tipo a ser fabricado oficialmente no Brasil.
Sendo assim, vale ressaltar que o primeiro submarino S-BR foi lançado ao mar pela Marinha do Brasil em 14 de dezembro de 2018. Dessa forma, é esperado que os próximos submarinos S-BR a serem lançados sejam o Humaitá (S41), Tonelero (S42) e Angostura (S43).
Atualmente, sabe-se que o último submarino do programa a ficar pronto deverá ser o SN-BR Álvaro Alberto, que recebeu esse nome como uma homenagem ao Almirante braisleiro, famoso por ser pioneiro no uso da tecnologia nuclear no Brasil. Sendo assim, o Álvaro Alberto, o primeiro submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro (SN-BR), tem o seu lançamento ao mar previsto somente para 2031.
Saiba mais sobre a Mostra de Armamento
Basicamente, a Mostra de Armamento é uma cerimônia naval em que um navio é incorporado ou reincorporado a sua armada. Neste sentido, a mostra do navio seria o ato de inspecionar a embarcação pelos construtores e recebedores para verificar se está em plena ordem, e a armação ou armamento corresponde a ação de provê-lo do necessário para a sua utilização, o que não tem relação com armas.
Leia mais: Grande marco para a construção naval do Brasil: Vamos fabricar as primeiras barcaças oceânicas de transporte de contêineres através de um estaleiro nordestino.