1. Início
  2. / Portos e estaleiros
  3. / Porto de Imbituba realiza exportação de 16,5 mil toneladas de pellets de madeira no navio Agia Sofia
Localização SC Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Porto de Imbituba realiza exportação de 16,5 mil toneladas de pellets de madeira no navio Agia Sofia

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 22/07/2022 às 11:18
Atualizado em 14/10/2024 às 16:51
O complexo portuário continua expandindo a sua movimentação de cargas e, nesta semana, finalizará a exportação de 16,5 mil toneladas de pellets de madeira que sairão do Porto de Imbituba com destino ao mercado europeu no navio Agia Sofia.
Fonte: Informativo dos Portos

O complexo portuário continua expandindo a sua movimentação de cargas e, nesta semana, finalizará a exportação de 16,5 mil toneladas de pellets de madeira que sairão do Porto de Imbituba com destino ao mercado europeu no navio Agia Sofia.

Localizado no estado de Santa Catarina, o Porto de Imbituba iniciou o carregamento do navio Agia Sofia com mais de 16,5 mil toneladas de pellets de madeira nesta última terça-feira, (19/07), e deverá finalizar a operação de exportação nesta sexta-feira, (22/07). Essa é mais uma operação que contribuirá para o crescimento operacional do complexo catarinense e terá como destino, o mercado europeu para o abastecimento dos países com esse recurso.

Navio Agia Sofia carrega mais de 16,5 mil toneladas de pellets de madeira e sairá do Porto de Imbituba para o mercado europeu em operação de exportação 

O Porto de Imbituba iniciou esta semana com grandes operações realizadas no complexo, entre elas, a primeira operação de embarque de pellets de madeira, mais precisamente de 16,5 mil toneladas do produto, que foram carregados no navio Agia Sofia durante esta última terça-feira. Agora, a companhia segue para os preparativos para a saída da embarcação para a exportação do produto nesta sexta-feira, com destino no continente europeu. 

Os pellets de madeira são recursos renováveis muito comuns no mercado da Europa, em razão da sua utilização como fonte renovável de energia para o abastecimento do continente, que aumentou agora, a procura devido aos conflitos geopolíticos.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia impactou fortemente o abastecimento de pellets de madeira na região e, por isso, a exportação desse produto pelos portos nacionais se tornou ainda mais durante essas últimas semanas, como forma de suprir a necessidade do continente. 

No primeiro navio a passar pela operação de exportação no Porto de Imbituba, o Agia Sofia, o produto pertence a quatro exportadores de Santa Catarina e dois do Paraná que devem enviar mais um navio com a carga, em outubro.

Além disso, até o fim do ano de 2022 um novo grupo de exportadores deverá utilizar o complexo catarinense para realizar mais embarques de produto com foco no mercado europeu. O setor portuário brasileiro vem sendo fortemente beneficiado com a busca de operações de exportação de produtos para o continente europeu e o Porto de Imbituba vem aproveitando o cenário. 

Operações de pellets de madeira no Porto de Imbituba devem crescer em 2022 e complexo catarinense segue expandindo a exportação de mercadorias 

A operação de embarque e exportação de pellets de madeira para o continente europeu com o navio Agia Sofia é apenas uma das grandes atividades que serão realizadas neste ano no local. Isso, pois, a autoridade portuária do complexo catarinense afirma que, durante o ano de 2022, essas operações com pellets de madeira devem totalizar em torno de 60 mil toneladas e serão realizadas pela Serra Morena, que também armazena a carga na retroárea do Porto.

Já para o início do ano de 2023, já estão previstas cerca de 10 operações de embarque de pellets de madeira para a exportação com foco no mercado internacional. Dessa forma, o Porto de Imbituba continua expandindo a sua presença no ramo de movimentação de cargas no Brasil. 

O complexo fechou o 1.º semestre de 2022 com 3,5 milhões de toneladas movimentadas, representando alta de 19,3% na operação de cargas em relação ao mesmo período do ano passado e realizou operações com cerca de 139 navios, um crescimento de 8,6% no número de embarcações em comparação com o ano de 2021. Agora, o porto aproveita a exportação com o navio Agia Sofia para atrair novos olhares para essas atividades na região.

Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x