A Horizonte Minerals Plc (AIM/TSX: HZM) anunciou que firmou dois acordos portuários de longo prazo para facilitar a importação de matérias-primas necessárias e a exportação de produtos de ferro-níquel em seu Projeto Niquel Araguaia, 100% de propriedade da empresa (“Araguaia” ou o “Projeto”) no Brasil, onde a construção está em andamento e a produção deve ser retomada no primeiro trimestre de 2024.
Os contratos foram firmados com duas operadoras sediadas no Porto de Vila do Conde, no estado do Pará: o Grupo Atlantica Matapi (Matapi) e o Santos Brasil Tecon Vila do Conde (Tecon). Esses contratos de cinco anos (com uma opção adicional de extensão de cinco anos) estão em linha com o custo de viabilidade da Horizonte Minerals após o ajuste pela taxa de câmbio e marcam um passo significativo para mitigar o risco do projeto.
Vila do Conde presta serviços de entreposto alfandegado, espaços de descarga, frete e armazenagem de acordo com a demanda operacional, sendo o porto mais próximo da região do Araguaia. Como bônus adicional, ao obter o mesmo porto para ambos os contratos, há sinergias operacionais por meio da entrega de insumos e produtos de ferro-níquel, permitindo a utilização de viagens de ida e volta, maximizando a economia de custos.
Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals, disse:
“À medida que nos aproximamos de nossa primeira redução de dívida, esses contratos portuários são uma condição fundamental para acessar a linha de crédito, outro exemplo do progresso que estamos fazendo em termos de redução de risco do Projeto.
“A cada nova parceria que firmamos, damos mais um passo para permitir todo o potencial no Araguaia, e de forma mais ampla em todo o portfólio da Horizonte, para realizarmos nosso objetivo de nos tornarmos um produtor de níquel de baixo custo”.