1. Início
  2. / Indústria Naval
  3. / Marinha do Brasil ativa Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira para fortalecer PROSUB. Com uma estrutura de ponta, o EMIM possui uma área de 14 mil m² e 8 oficinas bastante equipadas
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Marinha do Brasil ativa Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira para fortalecer PROSUB. Com uma estrutura de ponta, o EMIM possui uma área de 14 mil m² e 8 oficinas bastante equipadas

Publicado em 19/03/2025 às 16:43
A Marinha do Brasil ativou o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira, reforçando o PROSUB, e impulsionando a economia e defesa nacional.
A Marinha do Brasil ativou o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira, reforçando o PROSUB, e impulsionando a economia e defesa nacional. (Imagem: Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil ativou o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira, reforçando o PROSUB, e impulsionando a economia e defesa nacional.

Na última segunda-feira, 17, a Marinha do Brasil realizou a Mostra de Ativação do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM), um marco significativo para o setor naval brasileiro. O evento reforça os avanços do PROSUB, o Programa de Submarinos, que impulsiona o desenvolvimento tecnológico e a soberania nacional.

Estrutura moderna impulsiona o PROSUB e a Defesa Nacional

Com uma infraestrutura de ponta, o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira possui uma área de 14 mil m² e está localizado no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Sua principal missão é a manutenção de plataformas navais, especialmente de submarinos, promovendo uma gestão eficiente e moderna dos meios navais da Marinha do Brasil.

A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal e é um pilar estratégico do PROSUB.

A estrutura do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira inclui oito oficinas equipadas com tecnologia de ponta, um robusto Ship Lift com capacidade de 8 mil toneladas para docagem de submarinos e um corpo técnico altamente qualificado.

A operação contará com 295 militares especializados nas áreas de mecânica, motores, metalurgia, eletrotécnica e estruturas navais.

Em parceria com o Senai, a Marinha do Brasil está investindo na capacitação de profissionais, garantindo um padrão elevado de serviços e operações.

Marinha do Brasil inaugura Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira

A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, e o Diretor-Geral do Material da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Mostra de Ativação do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM)
Mostra de Ativação do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM). Imagem: Marinha do Brasil

Durante o evento, o Capitão de Fragata Engenheiro Naval Charles Fernandes da Silva assumiu a direção do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira, destacando o impacto do projeto para o fortalecimento da defesa nacional.

“Este estaleiro contribuirá de forma significativa para o preparo do poder naval, aumentando a capacidade da Marinha do Brasil para, de maneira autóctone, prontificar seus meios navais em prol da defesa nacional e da preservação de nossa soberania. Vale destacar que o EMIM se junta às demais organizações militares do âmbito do PROSUB, que estão promovendo avanços tecnológicos consideráveis nesta região, contribuindo para seu desenvolvimento urbano e industrial”, afirmou o CEMA, Almirante de Esquadra Silva Lima.

Impacto econômico: Geração de empregos e desenvolvimento regional

O impacto econômico e social do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira é expressivo para a região.

A nova organização militar contribuirá com a geração de empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e atraindo investimentos para o setor naval e de defesa.

O projeto também fomenta parcerias com instituições de ensino técnico e superior, promovendo a qualificação profissional e a inovação no setor.

Inserido no contexto do PROSUB, o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira fortalece a capacidade da Marinha do Brasil para manter sua frota em plenas condições operacionais. A estrutura é fundamental para assegurar a prontidão da defesa nacional e consolidar a posição estratégica do Brasil no Atlântico Sul.

Fonte

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Andriely Medeiros de Araújo

Sou graduanda e atuo como redatora no Naval Porto Estaleiro, onde escrevo sobre vagas, concursos, cursos, indústria e temas relacionados. Com cerca de dois anos de experiência na área, já publiquei mais de 3.500 artigos em diversos sites e, diariamente, me dedico a produzir conteúdos informativos e verídicos.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x