A Marinha do Brasil ativou o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira, reforçando o PROSUB, e impulsionando a economia e defesa nacional.
Na última segunda-feira, 17, a Marinha do Brasil realizou a Mostra de Ativação do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM), um marco significativo para o setor naval brasileiro. O evento reforça os avanços do PROSUB, o Programa de Submarinos, que impulsiona o desenvolvimento tecnológico e a soberania nacional.
Estrutura moderna impulsiona o PROSUB e a Defesa Nacional
Com uma infraestrutura de ponta, o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira possui uma área de 14 mil m² e está localizado no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.
Sua principal missão é a manutenção de plataformas navais, especialmente de submarinos, promovendo uma gestão eficiente e moderna dos meios navais da Marinha do Brasil.
- Porta-aviões dos EUA em risco: indústria naval entra em alerta e cobra ação urgente do Congresso
- Brasil reforça poder naval: Marinha adquire navios de guerra britânicos!
- LAAD 2025 começa no Riocentro com delegações internacionais, lançamentos tecnológicos e negócios bilionários: Maior feira de defesa e segurança da América Latina vai até 4 de abril
- A Marinha das Filipinas lançou a fragata BRP Diego Silang na Coreia do Sul: Equipamento de 3.200 toneladas faz parte do plano de modernização naval e será entregue em setembro de 2025
A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal e é um pilar estratégico do PROSUB.
A estrutura do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira inclui oito oficinas equipadas com tecnologia de ponta, um robusto Ship Lift com capacidade de 8 mil toneladas para docagem de submarinos e um corpo técnico altamente qualificado.
A operação contará com 295 militares especializados nas áreas de mecânica, motores, metalurgia, eletrotécnica e estruturas navais.
Em parceria com o Senai, a Marinha do Brasil está investindo na capacitação de profissionais, garantindo um padrão elevado de serviços e operações.
Marinha do Brasil inaugura Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira
A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, e o Diretor-Geral do Material da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa.
Durante o evento, o Capitão de Fragata Engenheiro Naval Charles Fernandes da Silva assumiu a direção do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira, destacando o impacto do projeto para o fortalecimento da defesa nacional.
“Este estaleiro contribuirá de forma significativa para o preparo do poder naval, aumentando a capacidade da Marinha do Brasil para, de maneira autóctone, prontificar seus meios navais em prol da defesa nacional e da preservação de nossa soberania. Vale destacar que o EMIM se junta às demais organizações militares do âmbito do PROSUB, que estão promovendo avanços tecnológicos consideráveis nesta região, contribuindo para seu desenvolvimento urbano e industrial”, afirmou o CEMA, Almirante de Esquadra Silva Lima.
Impacto econômico: Geração de empregos e desenvolvimento regional
O impacto econômico e social do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira é expressivo para a região.
A nova organização militar contribuirá com a geração de empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e atraindo investimentos para o setor naval e de defesa.
O projeto também fomenta parcerias com instituições de ensino técnico e superior, promovendo a qualificação profissional e a inovação no setor.
Inserido no contexto do PROSUB, o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira fortalece a capacidade da Marinha do Brasil para manter sua frota em plenas condições operacionais. A estrutura é fundamental para assegurar a prontidão da defesa nacional e consolidar a posição estratégica do Brasil no Atlântico Sul.