Empresa fundada no Rio de Janeiro, em 2022, em parceria com um grande grupo de fornecedores noruegueses de equipamentos para o mercado marítimo e offshore, a Macnor Marine mostrou suas inovações na 16º edição da Navalshore. Entre as novidades, tivemos o caso do holofote Tranberg, um sistema de iluminação externa com lâmpada halógena.
A novidade faz parte do portfólio de soluções da Macnor Marine, e inclui luzes de navegação, holofotes, luzes de convés, holofotes de busca, luzes de obstrução, luzes de heliporto, entre muitos outros. No evento, a empresa apresentou suas tecnologias que envolvem a competência em design de navio, fornecimento de equipamentos e o conceito “lifecycle service maintenance”. Além disso, ela também mostrou produtos divididos em propulsão, sistemas de bombeamento e fluxo, equipamentos de convés, acomodações e componentes externos e heliquedes.
Nesta perspectiva, Pedro Guimarães, o diretor de Novos Negócios da Macnor Marine apontou que o foco da empresa é a qualidade da solução que ele entrega. Como prova dessa eficiência, temos o portfólio de marcas exclusivas europeias, boa parte da Noruega, que a empresa considera ser um país a um passo à frente do restante do mundo em relação à qualidade de desenvolvimento dos equipamentos, sistemas e soluções.
Somente nos últimos dez anos, o diretor apontou que o negócio almejava passar por uma readaptação, sempre seguindo as mudanças de mercado na totalidade, por isso, a empresa focava bastante em garantir equipamentos para os navios em construção. Sendo assim, quando houve os primeiros sinais de desaceleração das construções no Brasil, a Macnor Marine investiu prioritariamente em serviços, que vão desde a estrutura física até o reforço do seu pessoal. Hoje, a empresa conta com 42 funcionários, sendo que a metade está dedicada ao setor de serviços. Além disso, buscando um novo posicionamento no mercado naval, a empresa, nos últimos dois anos, também alavanca os seus investimentos na Divisão Offshore/Oil & Gas.
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
Macnor Marine busca avançar no mercado naval: Conforme Guimarães, todas as ações da empresa foram estrategicamente implementadas para acompanhar os avanços do mercado onde a instituição atua. Sendo assim, ele aponta que, de forma macro, o Brasil passou a ter um dos melhores cenários de offshore do mundo, especialmente na projeção de médio e longo prazo.
Hoje, com a chegada de 15 novos FPSOs (Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência) previstos até 2026, o país parte de uma demanda de 45 navios para atuar em novas áreas FPSOs (Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência). Além disso, ele afirmou que, ao considerarmos os armadores de supply de maior frota estão perto do limite de tonelagem, e considerando a idade média da frota atual que ultrapassa 400 navios, temos a certeza de que estamos em uma nova fase de construção de navios no Brasil, algo que deve ocorrer em até dois anos.
Outro apontamento feito pelo diretor foi referente à indústria naval internacional. Segundo ele, a Macnor Marine esteve presente na última OTC (Offshore Technology Conference) realizada em Houston, nos Estados Unidos, e durante a Norteshopping na Noruega. Além disso, a empresa fez visitas e reuniões com representantes europeus, e observou que a indústria naval global está normalizada após a pandemia, porém, com uma demanda mais diversificada.
Durante a Navalshore 2022, a Macnor Marine obteve a presença de representantes de oito das empresas norueguesas representadas pela companhia, e apresentou suas marcas e equipamentos, que sempre estão focadas nas oportunidades de negócios referentes às conversões, modernização e modernização de navios existentes. Por fim, ela apresentou o crescimento e aumento do seu portfólio, que vem sendo reforçado pela sua presença constante no cenário offshore global.