1. Início
  2. / Indústria Naval
  3. / Impulsionando o Futuro da Construção Naval no Rio Grande através do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Impulsionando o Futuro da Construção Naval no Rio Grande através do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 08/04/2023 às 12:46
Atualizado em 16/10/2024 às 10:19
Fórum sobre construção naval no Rio Grande
Foto de capa da notícia: Prefeita debate o futuro da construção naval no I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul

Discutindo o Futuro da Construção Naval em Rio Grande

O I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul, parte integrante do Festimar, promoveu discussões relevantes sobre a economia do mar e estratégias para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região sul. Um dos principais temas abordados foi o futuro da construção naval em Rio Grande.

Os palestrantes presentes, incluindo Ricardo Ávila, diretor operacional da ECOVIX, e Roberto Marcelo Moura dos Santos, gerente executivo do Programa de Fragatas Classe Tamandaré, compartilharam suas perspectivas sobre o setor.

Os prefeitos de Rio Grande e São José do Norte, Fábio Branco e Fabiany Zogbi Roig, contribuíram para o debate, enfatizando a importância da construção naval na região.

— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —

Distritos Industriais e Portos do Rio Grande do Sul em Foco

Outro tema importante abordado no fórum foi o papel dos distritos industriais e portos no Rio Grande do Sul. Derly Fialho, subsecretário de Desenvolvimento Econômico do RS, e Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, apresentaram informações relevantes sobre o tema.

O painel contou com a participação de Paulo Bertinetti, presidente do Sintermar e da Câmara do Comércio, Fernando José Fuscaldo Júnior, presidente do Sindanave/RS, e Leonardo Vanzin, empresário e conselheiro da Portos RS. Bertinetti destacou a necessidade de valorizar o potencial das indústrias locais para promover um desenvolvimento integrado e sustentável.

Fomentando Projetos Relacionados à Economia Azul e a Pesca e Aquicultura nas Águas Gaúchas

Durante a tarde, o Fórum se concentrou na importância das instituições de fomento em projetos relacionados à economia azul. Alexsander Leitzke, gerente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Jeanette Lontra, presidente do BADESUL, e Marcos Buttow, gerente da Agência Sicredi Rio Grande, compartilharam suas experiências sobre o assunto.

Outro painel abordou a pesca e aquicultura nas águas gaúchas, com a presença de Carlos Mello, secretário executivo do Ministério de Pesca e Aquicultura, e Luis Gustavo Cardoso, professor do Instituto de Oceanografia da FURG. Torquato Ribeiro Pontes Netto, presidente do Sindipesca e conselheiro da FIERGS, Rafael Paes, professor da FURG e Fábio Branco, prefeito do Rio Grande, contribuíram para o debate.

O I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul contou com o apoio de diversas instituições, como APL Marítimo RS, Portos RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), BRDE, Wilson Sons e Badesul. O evento demonstrou a importância de criar sinergias entre

Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x