A Rio Oil & Gas é um dos maiores eventos da indústria de óleo e gás do mundo, trazendo diversas inovações das empresas do ramo. Neste sentido, a Repsol Sinopec apresentou dois projetos recentes em cooperação com a Tidewise. No entanto, ambos os projetos visam desenvolver modelos de navios autônomos combinados com drones e prometem revolucionar o ambiente offshore.
O objetivo desta invenção é realizar a manutenção e inspeção de óleo offshore remotamente. A embarcação, que tem alcance de até 1.100 quilômetros, ajudará na identificação desses locais e na coleta de amostras. Dessa forma, a atenção ao meio ambiente pode ser otimizada e aprimorada, e os custos podem ser reduzidos por meio dessas operações.
Parceria visa ampliar tecnologias
Os projetos colaborativos entre as duas empresas são denominados Ariel (Robô Autônomo para Identificação de Líquidos Emulsificados – Robô Autônomo para Identificação de Líquidos Emulsificados) e USIS (Translation – Unmanned Submarine Inspection System). No entanto, eles não são desenvolvidos apenas pela Tidewise e Repsol Sinopec. Afinal, tem laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) envolvidos.
Nesse sentido, as principais pesquisas e conhecimentos gerados pela universidade são repassados à empresa de tecnologia Tidewise, que a transforma em produto para a operadora offshore Repsol Sinopec. Como resultado, a parceria reúne a melhor experiência de todas as partes para trazer inovação e tecnologia para campos offshore, tornando as inspeções mais seguras e menos dispendiosas.
Saiba mais detalhes do projeto
Um navio drone autônomo desenvolvido por este grande parceiro é capaz de se deslocar para uma mancha de óleo no mar com coordenadas de longo alcance. Primeiro, ambos recebem as coordenadas de um possível local e viajam para esse local. Depois disso, o drone varre a área para a extensão da mancha.
Ao mesmo tempo, a embarcação autônoma coleta amostras de água para análise da composição do óleo e da água em laboratório. Ambos os projetos ganharam importantes prêmios internacionais de inovação tecnológica. A ARIEL recebeu o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020 e foi reconhecida pelo Elia Group’s Open Innovation Challenge 2021.
Com isso, a empresa deseja fortalecer sua presença nas Américas, trazendo maior competitividade para o setor. Além disso, a inovação, um dos propósitos da empresa, vai trazer ainda muitos avanços para o cenário offshore nacional.