1. Início
  2. / Indústria Naval
  3. / Damen entrega o primeiro rebocador totalmente elétrico ao porto de Auckland e se destaca na Indústria Naval
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Damen entrega o primeiro rebocador totalmente elétrico ao porto de Auckland e se destaca na Indústria Naval

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 15/08/2022 às 16:22
Atualizado em 14/10/2024 às 16:50
rebocador totalmente elétrico
Rebocador totalmente elétrico (Reprodução: divulgação)

Em um evento histórico, o primeiro rebocador totalmente elétrico, o RSD-E tug 2513, criado pela Damen, foi oficialmente entregue ao seu novo proprietário, os Portos de Auckland, situado na Noza Zelândia. O rebocador totalmente elétrico foi batizado de Sparky, além de também receber o seu nome maori – que representa povos nativos do país — sendo intitulado de ‘Tiaki’. A entrega do rebocador ocorreu em uma cerimônia especial em Auckland, no último dia 8 de agosto.

Sendo assim, o novo e poderoso rebocador totalmente elétrico, possui tração de amarração de 70 toneladas, e consegue manobrar até os maiores navios existentes, enquanto realiza duas ou mais missões antes de ser recarregado, em um processo de apenas duas horas. Toda a composição do rebocador é suportada em 80 racks de bateria, produzindo cerca de 2.784 kWh. Sendo assim, o rebocador, que ganhou o nome de Sparky após uma votação publicada, é um fator-chave para as pretensões do local de se tornar livres de emissões de CO2 até 2040. Para poder destacar o Sparky dos demais rebocadores, um acabamento em verde brilhante foi escolhido pela Damen. Em dimensões, o rebocador totalmente elétrico possui 24,73 metros de comprimento, com 6 metros de calado. Além disso, ele também é dotado de dois propulsores azimutais com hélices de 3 metros, e uma atração de amarração de 70 toneladas, que é tão forte quanto o rebocador a diesel mais poderoso da Nova Zelândia.

Primeiro rebocador totalmente elétrico busca entregar experiência sustentável

Devido ao seu ambiente intocado e ecossistema único no Oceano Pacificio, a Nova Zelândia é reconhecida por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Em 2016, os Portos de Auckland adotaram novas medidas e uma meta para se tornar um porto com emissões zero de CO2 até 2040, além de outros impulso para combater as mudanças climáticas. Sendo assim, o Porto desafiou a Damen a desenvolver um rebocador totalmente elétrico. Ao longo dos últimos seis anos, as duas organizações trabalham em estreita colaboração para desenvolver um tipo de embarcação pioneira e sustentável. Em nota, Allan D’Souza, gerente geral de operações e multicarga dos portos de Auckland, afirmou que é maravilhoso possuir o Sparky e poder embarcar e colocá-lo em prática. Para isso, o porto realizou uma cerimônia de benção com a tribo Māori iwi, como um passo final para iniciar oficialmente as operações. Devido a esta benção, surgiu um novo apelido para a embarcação, “Tiaki”, que significa cuidar de pessoas ou lugares, como forma de reconhecimento do seu papel na redução de emissões e no impacto do porto ao meio ambiente. Em nota, o CEO da Damen, Arnout Damen, afirmou que: “Estamos orgulhosos pelo fato de podermos usar nossa experiência junto com nosso cliente para desenvolver novas formas sustentáveis ​​de manter os portos operacionais, ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto sobre o meio ambiente tanto quanto possível. Por isso, os Portos de Auckland tem como objetivo se tornar um porto de emissão zero até 2040 e suas ambições se alinham com as da Damen, à medida que continuamos nossos esforços para nos tornarmos o construtor naval mais sustentável do mundo.”

Primeiro rebocador totalmente elétrico é um passo ousado para os portos de Auckland

Com a aquisição do rebocador, os Portos de Auckland deram um passo ousado no pioneirismo ao usar rebocadores portuários completamente elétricos. Sendo assim, Pim Schuurman, gerente regional de vendas da Damen, apontou que foi um grande orgulho para a empresa participar da iniciativa, e que acredita que o Sparky possa trazer o inicio de uma mudança significativa de diesel para rebocadores elétricos limpos, com zero emissões de CO2.

— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —

Leia mais: Indústria naval coreana supera as expectativas e é responsável por quase 55% dos pedidos globais de navios em julho de 2022.

Inscreva-se
Notificar de
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Bruno é aficionado por tudo que envolva assunto naval e seu ofício é entregar informações completas e precisas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x