Na última terça-feira, 03, A Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM) em parceria com a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) promoveram um grande evento, o webinar “Atuais programas da Marinha do Brasil e seus impactos positivos para a Base Industrial de Defesa”. O evento foi apresentado pelo Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Diretor-Geral de Material da Marinha do Brasil.
O evento discutiu sobre as atividades e programas, além de esclarecer dúvidas dos participantes. Durante a abertura do webinar, o presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, falou em sua apresentação sobre o conceito político estratégico da Amazônia Azul, além das suas atribuições da Marinha do Brasil nesta área marítima, que abrange uma região de cerca de 5,7 milhões de km².
Posteriormente, o Menezes apresentou as principais atribuições da DGMM e falou sobre a atual situação dos principais programas da Marinha do Brasil, com o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), o SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), e o PROSUB (Programa de Submarinos).
Além disso, o Almirante também relatou como os programas contribuem para o avanço da tecnologia nacional, além da economia, citando como exemplo tô NA pAnt (Navio de Apoio Antártico), um projeto criada pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), que visa gerar 600 empregos diretos e cerca de 6 mil indiretos. Posteriormente, também foi mencionado que a capacitação tecnológica gerada pelos programas contribui diretamente com a inserção das indústrias brasileiras no mercado internacional, o que fortalece as exportações.
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
Webinar da Marinha do Brasil conta participações ilustres
Posteriormente, o General Aderico Mattioli, presidente executivo da ABIMDE, agradeceu pelo convite e parabenizou o Almirante Cunha pela sua apresentação levantando o evidente compromisso do almirantado em manter o seu plano estratégico da Marinha do Brasil, embora ocorram flutuações orçamentárias, o que gera certa tranquilidade aos empresários da Base Industrial de Defesa e Segurança.
Posteriormente, o General relembrou que a Marinha do Brasil tem uma longa história de preservação de capacidade produtiva e inovação. Sendo assim, ele reforça que o maior navio do mundo, no século XVII, foi construído no Brasil, e que essas capacidades foram conquistadas com muito suor, e uma das missões da Marinha do Brasil é sempre preservá-las.
Além disso, ele enfatizou que a Marinha do Brasil, sempre promove o desenvolvimento de tecnologias e capacidades, mas que um dos desafios da Base Industrial de Defesa é escalar essa produção. Dessa forma, o General de Divisão Luis Antonio Duizit Brito, chefe de Gabinete da Secretária de Produtos de Defesa (Seprod), ressaltou a importância das empresas do cluster naval se certificaram como ED (Empresa de Defesa) ou EED (Empresa Estratégica de Defesa), para que possam apoiadas, passando a usufruírem de benefícios fiscais de de processos de licitação.
Neste sentido, o General Duizit afirmou que uma empresa precisa ser uma ED ou EED para que a Marinha possa formalmente divulgar e fazer sua promoção internacional e, consequentemente, atingir esse objetivo da ABIMDE de gerar escala para os associados.
Sendo assim, a fala despertou muito interesse por parte dos ouvintes, entre eles tivemos alguns que direcionaram perguntas ao Almirante Cunha, como o comandante Luciano Lunardelli Salomon, da Radiomar, Leonardo Taborda Sandor, da Villares Metals e o professor professor Marcos José Barbieri Ferreira, pertencente a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Por fim, o evento ainda contou com a participação das empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), representadas de diversos Com defesa Estaduais, além de diretores de Departamentos da Seprod, que são o Contra-Almirante Wagner Belarmino de Oliveira (Produtos de Defesa), o General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o Brigadeiro do Ar Antonio Ferreira de Lima Júnior (Promoção Comercial), além de outros convidados.
O que é Amazônia Azul
Leia mais: BAE Systems fecha parceria com a Marinha do Brasil e garante a manutenção do radar ARTISAN do NAM Atlântico.