No começo do mês, mais precisamente em 5 de outubro, o navio porta-contêineres TSS Pearl pegou fogo enquanto navegava no Mar Vermelho, a noroeste das Ilhas Farasan, na Arábia Saudita.
Relatórios preliminares indicaram que o fogo estava queimando pilhas de contêineres na popa, bem em frente à área de acomodação. Entretanto, nesta sexta-feira (14), o navio afundou.
Um incêndio irrompeu em frente aos alojamentos da tripulação, a tripulação imediatamente abandonou o navio e todos os membros da tripulação foram resgatados com segurança pelo Centro de Coordenação de Resgate Marítimo de Jeddah. Vários contêineres flutuaram no local do naufrágio, mas a maioria afundou ao lado do navio.
O TSS PEARL é um navio de carga geral, IMO 9339868, dwt 27155, 2007 TEU, bandeira do Panamá, construído na China, entregue à Rafidain Shipping em 2008, operado pela Tehama Shipping Services, Emirados Árabes Unidos.
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
Os incêndios em navios porta-contêineres têm sido uma ameaça contínua com vários incidentes de alto perfil. Sempre que ocorre um acidente marítimo, é importante estar ciente da importância do seguro e o princípio orientador é nunca embarcar sem seguro.
Conheça o acidente
Cerca de 25 tripulantes tiveram que ser resgatados do TSS Pearl depois que o navio pegou fogo na Arábia Saudita. A Patrulha da Fronteira Saudita, trabalhando com outro navio mercante estrangeiro não identificado, evacuou as pessoas.
Todos os membros do navio porta-contêineres de bandeira panamenha foram levados para Jazan para tratamento médico. Além disso, de acordo com as informações coletadas do Splash247, todos estavam muito saudáveis.
Especificamente, o acidente ocorreu no Mar Vermelho a cerca de 123 milhas náuticas a noroeste do porto de Jazan, quando o navio TEU de 2007 estava a caminho de Aden, no Iêmen.
Além disso, as chamas continuaram queimando em navios construídos em 2008, particularmente nas pilhas de contêineres na popa, em frente à área de acomodação.
No Twitter, um vídeo mostra o momento que o navio pegou fogo enquanto o sistema de segurança era acionado.