Exploradores encontram navio desaparecido há décadas nas profundezas da ‘Costa do Naufrágio’, revelando segredos escondidos nas águas profundas.
Um navio desaparecido há mais de um século foi encontrado no fundo do Lago Superior. O Western Reserve, embarcação histórica feita totalmente de aço, naufragou em 1892, matando 27 pessoas. Apenas um sobrevivente pôde contar o que aconteceu.
O navio afundou em uma das áreas mais perigosas dos Grandes Lagos, conhecida como Shipwreck Coast. Pesquisadores da Great Lakes Shipwreck Historical Society localizaram seus destroços no ano passado. O achado foi anunciado nesta semana durante um evento de arqueologia subaquática em Manitowoc, Wisconsin.
Uma tragédia inesperada
O Western Reserve pertencia a Peter G. Minch, um magnata da navegação. No verão de 1892, ele levou sua família para um cruzeiro pelo Lago Superior. Sua esposa, seus dois filhos, a cunhada e a sobrinha estavam a bordo. A viagem, planejada para fugir do calor, terminou em desastre.
-
Marinha e UFRJ lideram revolução energética: Brasil aposta alto em energia nuclear no mar com reatores modulares que podem transformar plataformas offshore e submarinos
-
Porta-aviões dos EUA em risco: indústria naval entra em alerta e cobra ação urgente do Congresso
-
Brasil reforça poder naval: Marinha adquire navios de guerra britânicos!
-
LAAD 2025 começa no Riocentro com delegações internacionais, lançamentos tecnológicos e negócios bilionários: Maior feira de defesa e segurança da América Latina vai até 4 de abril
O naufrágio aconteceu repentinamente, sem tempo para resgate. A embarcação afundou em águas profundas da região que hoje pertence à Península Superior de Michigan. Minch e sua família estavam entre as vítimas.
Um navio avançado para a época
O Western Reserve era um marco da navegação. Com 318 pés de comprimento, foi um dos primeiros navios totalmente feitos de aço a operar nos Grandes Lagos. Rápido e seguro, era conhecido como “o galgo das águas interiores”.
Seu recorde mais famoso foi o transporte da maior carga de carvão para Milwaukee. O nome da embarcação foi inspirado na Western Reserve, uma região de três milhões de acres ao longo do Lago Erie, em Ohio.
Mistério resolvido após mais de um século
Por 132 anos, o paradeiro do Western Reserve permaneceu desconhecido. A descoberta dos destroços a 600 pés de profundidade marca um novo capítulo na história dos naufrágios dos Grandes Lagos.
“Cada naufrágio tem sua história, mas alguns são ainda mais trágicos”, disse Bruce Lynn, diretor da sociedade histórica. “O perigo das águas dos Grandes Lagos pode surpreender mesmo os mais experientes.”