A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) está com inscrições abertas para o curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas – nível 1 (CFAQ-MAFC-MAFM). O curso ocorre devido a uma parceria da SEDEC com a Marinha do Brasil, que está prevista para ministrar. A instituição avisa que as aulas devem se iniciar no dia 22 de agosto, com previsão de terminar em 2 de setembro.
O curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés terá duração de 2 semanas, sendo ministradas no período noturno, das 19h às 22h. Para garantir a sua inscrição, que se encerra no dia 15 de agosto, é necessário que o candidato desembolse uma quantia de R$8. Para realizar a matrícula, é necessário que os candidatos interessados compareçam à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na avenida das Embaúbas, 3257, setor comercial, das 7h às 13h.
As pessoas que concluírem o curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés, serão qualificadas para exercer as atividades profissionais como aquaviário do 2º grupo, ou fluviários. Basicamente, eles estão habilitados para exercer a função de Comandante (CMT) de embarcação até 10 AB, com exceção daquelas que transportam passageiros, na navegação interior.
As vagas para o curso são limitadas, somente 20 pessoas. Aos interessados em realizar o curso e garantir a sua posição como patrão de embarcação com AB até 10, necessita ter e/ou preencher os seguintes requisitos, conforme a Marinha do Brasil:
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
- Ser brasileiro (a);
- Ter 18 anos;
- Certificado de escolaridade;
- Cópia do comprovante de residência (Com CEP Emitido há, no máximo, 90 dias).
Caso o candidato não possua um comprovante de residência em seu nome, será necessário preencher uma declaração feita no local de inscrição.
Posteriormente, para garantir a inscrição, o candidato também precisa apresentar um atestado médico ocupado que comprove o seu bem estar físico e mental, o que também inclui boas condições visuais e auditivas, assinado e carimbado pelo médico e com validade do último ano. Além disso, é necessário que o usuário entregue 01 foto 3×4 recente, título de eleitor, certificado de reservista, e um atestado de saúde dando aptidão para o teste de natação e flutuação.
Para garantir o GRU da taxa de inscrição a ser paga, basta clicar aqui. Por lá, é necessário realizar a inscrição onde está anunciado “Curso EPM Organização Militar – Capitania Fluvial de Mato Grosso.”.
Marinha do Brasil busca qualificação profissional
A Marinha do Brasil fechou uma parceria com a Prefeitura para buscar qualificação profissional e regularização da situação documentado e, em uma união com a Sedec, que é responsável pela pasta de Turismo, decidiu ministrar o curso e formou, em dezembro de 2021, 15 aquaviários, os tornando aptos e eficientes para pilotar embarcações em todo o território nacional.
Em março deste ano, a Marinha do Brasil fez um mutirão para a regularização de embarcações com a emissão, renovação e transferências dos documentos necessários, além da emissão de guias e demais serviços prestados. Ao todo, foram atendidas 270 pessoas.
Diferença Moço de convés x marinheiro
Leia mais: Empresa Hidrovias do Brasil, uma das maiores sistemas fluviais navegáveis da América do Sul, tem oportunidades abertas para Técnico de Segurança do Trabalho e Mecânico de Manutenção. Confira!
O que faz um marinheiro fluvial de convés?
O curso de Marinheiro Fluvial de Convés é uma excelente iniciativa da Marinha do Brasil para quem deseja atuar no setor. Entre as atribuições desse profissional, temos:
- Demonstrar iniciativa;
- Operar os turcos;
- Lançar cabos e equipamentos;
- Manusear a escada de embarque e desembarque;
- Executar os serviços operacionais no convés;
- Controlar a entrada e saída dos materiais sobressalentes no convés;
- Operar máquinas;
- Executar manobras;
- Transportar passageiros;
- Demonstrar suas competências pessoais;
- Operar os equipamentos de manobra e peso;
- Realizar os procedimentos de segurança a bordo;
- Transportar cargas;
- Realizar a manutenção preventiva e corretiva do convés, equipamentos e aparelhos.