Fragata foi construída no estaleiro Goa Shipyard e representa avanço estratégico da Marinha Indiana. Projeto faz parte de acordo assinado em 2016 com a Rússia e reforça o programa “Make in India”.
No último sábado, 22 de março de 2025, a Marinha da Índia lançou oficialmente a fragata Tavasya, a décima unidade da classe Talwar (Projeto 1135.6), fruto de uma colaboração tecnológica com a Rússia iniciada em 2016. A cerimônia ocorreu no estaleiro Goa Shipyard Limited (GSL), com presença de autoridades da Marinha Indiana e representantes do Ministério da Defesa indiano.
A Tavasya é a segunda fragata construída em território indiano como parte de um contrato firmado entre Índia e Rússia, que previa a entrega de quatro embarcações desse modelo – duas produzidas na Rússia e duas na Índia, com transferência de tecnologia naval. O projeto é parte central da estratégia de autossuficiência militar indiana conhecida como “Make in India”, promovida pelo governo de Narendra Modi. A informação foi confirmada pelo site especializado Poder Naval, que acompanhou o lançamento.
Tecnologia russa com construção indiana
A fragata Tavasya é baseada na plataforma russa Krivak III, amplamente usada pela Marinha russa e adaptada às necessidades indianas. Com cerca de 125 metros de comprimento, o navio possui sistema de propulsão combinado diesel-gás, velocidade máxima de 28 nós e autonomia superior a 4 mil milhas náuticas.
-
Marinha e UFRJ lideram revolução energética: Brasil aposta alto em energia nuclear no mar com reatores modulares que podem transformar plataformas offshore e submarinos
-
Porta-aviões dos EUA em risco: indústria naval entra em alerta e cobra ação urgente do Congresso
-
Brasil reforça poder naval: Marinha adquire navios de guerra britânicos!
-
LAAD 2025 começa no Riocentro com delegações internacionais, lançamentos tecnológicos e negócios bilionários: Maior feira de defesa e segurança da América Latina vai até 4 de abril
De acordo com o site Naval Technology, o principal destaque do navio é seu sistema de mísseis de cruzeiro BrahMos, desenvolvido conjuntamente por Índia e Rússia. Capaz de atingir alvos marítimos e terrestres com extrema precisão, o míssil supersônico é uma das armas mais sofisticadas do arsenal indiano.
Além dos BrahMos, a fragata também está equipada com sensores de última geração, radares multifuncionais, sistemas de guerra eletrônica e capacidade para operar helicópteros embarcados.
Uma fragata furtiva e polivalente
Projetada com tecnologia furtiva, a Tavasya possui revestimentos e formas estruturais que reduzem sua assinatura radar, tornando-se difícil de ser detectada por inimigos. Como as demais da classe Talwar, ela é capaz de realizar missões de combate de superfície, guerra antissubmarino, patrulhamento oceânico e operações de escolta.
O site Compass by Rau IAS, voltado à análise geopolítica, destacou que a Tavasya reforça a capacidade de dissuasão da Índia, em um contexto de tensões crescentes no Oceano Índico e no Indo-Pacífico. A presença de uma marinha moderna e diversificada se tornou um pilar da estratégia militar de Nova Délhi nos últimos anos.
Parceria de longa data com a Rússia
A classe Talwar simboliza a sólida relação militar entre Índia e Rússia, que já resultou em cooperações nas áreas de aviação de caça, defesa antiaérea e tecnologia nuclear. As seis primeiras fragatas dessa classe foram entregues entre 2003 e 2013, todas construídas pela Rússia.
Com a entrega da Tavasya, a Índia passa a contar com dez fragatas da classe Talwar, sendo quatro sob o novo contrato iniciado em 2016. A próxima fragata indiana, ainda sem nome divulgado, também será construída no Goa Shipyard e deve ser lançada em 2026.