Docas do Rio assinou um contrato para realizar as obras de infraestrutura voltadas para a movimentação de carga com navios de grande porte no Porto do Rio de Janeiro
O trecho Cais da Gamboa, no Porto do Rio de Janeiro, estava previsto para receber algumas obras de infraestrutura. A Companhia Docas do Rio de Janeiro assinou um contrato para a realização do projeto. E até essa segunda-feira, (14/02), as obras serão voltadas para o aprofundamento dos berços, visando novas operações de movimentação de carga com navios de grande porte no local, expandindo ainda mais os negócios.
Não deixe de ler:
Contrato é assinado pela Docas do Rio para as obras de infraestrutura no Cais da Gamboa, trecho do Porto do Rio de Janeiro
O novo projeto da Companhia Docas do Rio de Janeiro irá proporcionar melhorias na infraestrutura do Cais da Gamboa, o mais antigo do Porto do Rio de Janeiro, para garantir uma melhor qualidade nas operações do local. Assim, as obras estruturais, no valor de R$ 104 milhões, serão realizadas para permitir o aprofundamento dos berços de atracação e viabilizar a operação com navios de maior porte, conforme o contrato assinado pela Docas do Rio durante esta última sexta-feira.
A previsão inicial para as obras do Cais da Gamboa é que elas sejam iniciadas ainda em abril de 2022 e continuem acontecendo até o ano de 2023, sem data prevista para a finalização ainda. As obras serão fiscalizadas pela Superintendência de Engenharia da Docas do Rio e contemplarão uma extensão de 600 metros do Cais da Gamboa. Com isso, o trecho contará com um aprofundamento dos berços e poderá receber navios de grande porte para realizar as operações de movimentação de carga após a finalização do projeto.
Esse trecho do Porto do Rio de Janeiro trecho possui uma base de fundação de forma metálica com um muro duplo de pedras de cantaria de granito, preenchidos com concreto ciclópico. Assim, essa composição já é bastante antiquada para o setor portuário atual e não atende às necessidades que o local precisa para expandir a movimentação de carga, sendo necessário grandes melhorias na infraestrutura do Cais da Gamboa para essa expansão.
Porto do Rio de Janeiro atingirá novo patamar após obras da Docas do Rio e poderá expandir negócios com navios de grande porte
Entre as diversas melhorias na infraestrutura do Porto do Rio de Janeiro após as obras no Cais da Gamboa, o processo de dragagem é um dos grandes destaques, uma vez que permitirá o acesso de navios de grande porte para as operações. Assim, a administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro segue com seus esforços para garantir que o projeto seja concluído o quanto antes, visando expandir os negócios com novas empresas no mercado nacional e internacional.
O superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima, ressaltou que, com a finalização dessas obras, o porto poderá atingir um novo patamar na movimentação de carga local e afirmou que “Esse trecho do Cais da Gamboa tem uma grande vocação para movimentar diversos tipos de carga geral e granéis, como trigo, ferro gusa, concentrado de zinco, cargas de apoio às atividades offshore, entre outros. Com a modernização do cais e o aprofundamento do acesso aquaviário, esse mix de cargas será mais variado e rentável, podendo até duplicar a demanda”.
Por fim, a administração ainda destaca que todos os estudos realizados confirmam a viabilidade técnica, socioeconômica, financeira e ambiental da obra, que não vai modificar as condições atuais do meio ambiente e manterá as características básicas do cais existente. Assim, o porto somente aguarda o início das obras para começar a ser beneficiado com o projeto.