O Ferryboat é uma embarcação de fundo chato que permite o transporte de até 1,2 mil toneladas, abrigando até 800 pessoas. Vem sendo uma alternativa para a navegação hidroviária.
Ao todo, estima-se que a rede fluvial brasileira some mais de 63 mil quilômetros em rios para navegação. Entretanto, mais da metade disso ainda é inexplorado. De acordo com dados compartilhados pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), apenas 19 mil km são utilizados para transporte. Contudo, é possível um aumento neste valor com alguns investimentos na área, como o uso do ferryboat para o intermodal.
O transporte modal vem se tornando extremamente necessário para as regiões de difícil acesso, principalmente no Amazonas (AM), onde se opta, em abundância, por lanchas e jatos.
Exemplo de utilização do Ferryboat na Bahia
O que é o ferryboat e quais as vantagens?
De forma simplificada, o ferryboat é fabricado com o uso de aço naval e uma das suas principais vantagens é a possibilidade de uso em águas mais rasas ou, até mesmo, em margens. Por isso é optado por locais de difícil acesso.
- Impulsionando o Futuro da Construção Naval no Rio Grande através do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul
- Competição de Demonstração Marítima Limpa: empresa britânica cria projeto para descarbonização na indústria marítima e uso de energias renováveis
- Vale e japonesa MOL inovam e utilizam energia eólica para abastecer navios de minério de ferro
- Capex planejado pela Petrobras para o período de quatro anos totaliza US$ 78 bilhões e construção de18 navios plataformas do tipo FPSO a partir de 2023
Além disso, transporta uma elevada quantidade de passageiros, que, conforme divulgado pela ARSEPAM (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas), pode chegar a 800 pessoas. A capacidade em peso gira em torno de 1200 toneladas.
O ferryboat está presente em diversas cidades brasileiras e é uma das principais formas para ligar Salvador à ilha de Itaparica. Na região, existem ao menos oito embarcações que voltam de hora em hora para levar os turistas de um lado a outro. O uso deste meio de transporte no meio modal ainda é pouco explorado, no entanto, mostra-se promissor.
O transporte hidroviário e navegação permitem algumas vantagens para as empresas privadas e economia brasileira justamente porque possibilita a alta capacidade de carregamento e um custo muito menor de tonelada carregada a cada quilômetro, impactando diretamente na diminuição de emissão de gases para o efeito estufa.
Tornando o transporte intermodal com Ferryboat mais eficaz ao relacionar com o terrestre
A CNT afirma que um meio para otimizar o transporte intermodal seria realizar uma conexão com os sistemas de transporte terrestre, inclusive com as ferrovias. Isso tornaria os prazos de entrega dos produtos menores, além de diminuir os custos logísticos das empresas.
Reinaldo Pinto dos Santos, presidente da TWB, empresa de construção naval e transportes marítimos, afirma que, apesar de o transporte hidroviário ser de responsabilidade e competência do Estado, algumas empresas possuem a permissão para realizar investimentos e tomar a frente por meio da terceirização.
Há poucos debates sobre este investimento e a sua regulamentação. Foi somente neste ano, por exemplo, que o Amazonas realizou a regulamentação do setor, indicando quais as tarifas que deveriam ser pagas, assim como o credenciamento dos operadores que teriam o direito de realizar o serviço.
Santos afirma que, devido a quantidade de vantagens oferecidas pelo uso do Ferryboat, há fortes chances de sua demanda crescer no Brasil, melhorando os serviços de mobilidade urbana.