Organização, planejamento no gerenciamento de estoque e frete são fundamentais para o sucesso de vendas durante a mês de novembro
São Paulo, novembro de 2022 – Depois de dois anos marcados pela pandemia da Covid-19, a reabertura total dos estabelecimentos e a normalização do estoque de produtos devem aquecer a Black Friday deste ano no varejo tradicional – afinal, de acordo com a pesquisa realizada pela IDEIA em 2021, mais da metade dos brasileiros costumam aproveitar esta data especial do comércio para fazer compras.
A fim de atender à demanda necessária, as marcas precisam ter um alto controle de importação e estoque dos produtos. “Para o sucesso de vendas na Black Friday, as empresas devem se comprometer com as fases do processo logístico, desde a importação das mercadorias até o armazenamento e a entrega ao consumidor final.
É notório a dificuldade logística nesta data, são pedidos acima da média e o prazo de entrega acaba se estendendo. Mas, com uma boa organização, esses desafios podem ser superados”, pontua João Paulo Caldana, diretor executivo da Dachser Brasil. A Dachser tem anos de experiência em implementação de serviços de logística no mundo inteiro, com o intuito de otimizar o balanço logístico de seus clientes.
-
Brado anuncia investimento de R$ 260 milhões em terminais ferroviários até 2030 para ampliar eficiência logística
-
Porto de Roterdã lança sistema de energia em terra para navios de cruzeiro e se adianta às exigências da UE para 2030
-
Porto de Vitória recebe dragagem para manter operações em capacidade máxima
-
Porto de Paranaguá bate recorde na movimentação de fertilizantes com navio Red Marlin
Além de compras em lojas nacionais, sites do exterior caíram no gosto dos brasileiros. Segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 71% das pessoas preferem comprar pela internet, seja pela praticidade, a ampla escolha de produtos ou os preços abaixo da média.
No entanto, durante a Black Friday, é importante que o consumidor se atente às taxas de entrega, ao prazo e a disponibilidade dos produtos. “É importante que os varejistas trabalhem com um provedor de logística profissional para garantir que as entregas sejam feitas com segurança, dentro do prazo e com o melhor custo”, completa Caldana.
Diante de um evento como a Black Friday, todo o processo de logística deve ser planejado com antecedência, principalmente entre a cadeia de suprimentos e o varejo, para atender todos os pedidos realizados por clientes no e-commerce.
É de extrema importância o trabalho organizacional durante a data, porque qualquer erro nos processos pode afetar negativamente a imagem da empresa, fazendo com que o consumidor não volte mais a efetuar compras pelo site.
Apesar de a data demandar uma atenção especial de controle de estoque, em qualquer período do ano o planejamento logístico inteligente pode reduzir os custos de transporte e armazenamento, além de aumentar a eficiência de entrega dos produtos, com o menor custo possível.
Sobre a DACHSER
A DACHSER, empresa familiar com sede em Kempten, na Alemanha, provê transporte logístico, armazenagem e serviços customizáveis em duas frentes de negócios: Dachser Air & Sea Logistics e Dachser Road Logistics. Além da divisão em duas linhas de negócios, Dachser European Logistics e Dachser Food Logistics.
Um serviço completo de logística de contrato e soluções específicas para a indústria completam o portfólio de ofertas da companhia. Com uma rede de transportes, tanto na Europa quanto em outros continentes e com um sistema de TI integrado, a empresa provê soluções inteligentes no mundo todo. Com cerca de 31.800 funcionários, em 376 locais de 42 países ao redor do mundo, a DACHSER gerou receita de 7,1 bilhões de euros em 2021. Nesse mesmo ano, o setor de logística movimentou um total de 83,6 milhões de embarques, pesando 42,8 milhões de toneladas. Para mais informações sobre a DACHSER, visite o site da empresa.