As autoridades da Irlanda intensificaram o monitoramento de um navio cargueiro que ancorou próximo de cabos submarinos.
As Forças de Defesa da Irlanda voltaram a rastrear o navio de carga Arne, que despertou atenção no início do ano por possível atividade suspeita. O caso ocorre em meio a alertas sobre a segurança de cabos submarinos.
Alerta por possível ameaça a infraestrutura
Segundo os jornais Irish Examiner e The Journal.ie, o Arne foi monitorado em duas ocasiões. A primeira ocorreu em fevereiro, dias após autoridades alemãs pararem o navio por suspeita de ligação com danos a cabos na Suécia. A segunda foi ontem, 20 de março, quando o navio navegava próximo à costa da Irlanda.
O navio, de 9.150 toneladas, está registrado em Antígua e Barbuda e é operado a partir da Letônia. Ontem, ele estava atracado no porto de Aughinish, sudoeste da Irlanda, após partir da Espanha no dia 15 de março. O Air Corps realizou vigilância aérea sobre a embarcação, por conta do histórico anterior.
-
Navalshore 2025 bate recordes e promete revolucionar o setor naval brasileiro
-
Marinha e UFRJ lideram revolução energética: Brasil aposta alto em energia nuclear no mar com reatores modulares que podem transformar plataformas offshore e submarinos
-
Brasil encurta o oceano: nova rota direta com a China reduz pela metade o tempo de transporte e muda o jogo do comércio global brasileiro!
-
Gigante dos mares de 6,5 bilhões: Norwegian Aqua redefine o conceito de cruzeiro de luxo com montanha-russa aquática e experiências incríveis!
Incidente anterior levantou suspeitas
No dia 24 de fevereiro, o navio foi abordado pela polícia alemã em Kiel. Estava sem a âncora de bombordo, o que levantou suspeitas em meio ao relatório de dano no cabo submarino sueco. Após uma inspeção de três horas, o Arne foi liberado.
Pouco depois, as autoridades irlandesas identificaram o mesmo navio próximo à costa nordeste do país. Um avião de vigilância teria filmado o navio lançando âncora em área sensível. A embarcação teria sido ordenada a se afastar, e fugido logo em seguida.
Defesa da Irlanda monitora, mas evita comentários
Ontem, o navio voltou a ser monitorado, mas a Força de Defesa não comentou o caso. Disse apenas que mantém vigilância regular sobre embarcações em suas águas.