1. Início
  2. / Notícias
  3. / Autoridades irlandesas voltaram a rastrear um navio cargueiro que ancorou perto de cabos submarinos estratégicos
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Autoridades irlandesas voltaram a rastrear um navio cargueiro que ancorou perto de cabos submarinos estratégicos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/03/2025 às 09:41
cabos submarinos
(foto de arquivo HHM por Dietmar Hasenpusch)

As autoridades da Irlanda intensificaram o monitoramento de um navio cargueiro que ancorou próximo de cabos submarinos.

As Forças de Defesa da Irlanda voltaram a rastrear o navio de carga Arne, que despertou atenção no início do ano por possível atividade suspeita. O caso ocorre em meio a alertas sobre a segurança de cabos submarinos.

Alerta por possível ameaça a infraestrutura

Segundo os jornais Irish Examiner e The Journal.ie, o Arne foi monitorado em duas ocasiões. A primeira ocorreu em fevereiro, dias após autoridades alemãs pararem o navio por suspeita de ligação com danos a cabos na Suécia. A segunda foi ontem, 20 de março, quando o navio navegava próximo à costa da Irlanda.

O navio, de 9.150 toneladas, está registrado em Antígua e Barbuda e é operado a partir da Letônia. Ontem, ele estava atracado no porto de Aughinish, sudoeste da Irlanda, após partir da Espanha no dia 15 de março. O Air Corps realizou vigilância aérea sobre a embarcação, por conta do histórico anterior.

Incidente anterior levantou suspeitas

No dia 24 de fevereiro, o navio foi abordado pela polícia alemã em Kiel. Estava sem a âncora de bombordo, o que levantou suspeitas em meio ao relatório de dano no cabo submarino sueco. Após uma inspeção de três horas, o Arne foi liberado.

Pouco depois, as autoridades irlandesas identificaram o mesmo navio próximo à costa nordeste do país. Um avião de vigilância teria filmado o navio lançando âncora em área sensível. A embarcação teria sido ordenada a se afastar, e fugido logo em seguida.

Defesa da Irlanda monitora, mas evita comentários

Ontem, o navio voltou a ser monitorado, mas a Força de Defesa não comentou o caso. Disse apenas que mantém vigilância regular sobre embarcações em suas águas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista com mais de uma década de experiência, especializado na cobertura de temas estratégicos como indústria naval, tecnologia, economia, geopolítica, setor automotivo, energia renovável e política. Desde 2015, atuo em grandes portais de notícias, com destaque especial para reportagens e análises sobre o setor naval, acompanhando de perto as tendências, desafios e inovações da indústria marítima nacional e internacional.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x