1. Início
  2. / Indústria Naval
  3. / Em meio a tensão com EUA e Israel, Irã revela base naval subterrânea capaz de lançar mísseis de longo alcance
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Em meio a tensão com EUA e Israel, Irã revela base naval subterrânea capaz de lançar mísseis de longo alcance

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 24/01/2025 às 06:46
Irã
Foto: Reprodução

Irã inaugura base subterrânea de missões navais no Golfo em meio a tensão com os EUA. A nova instalação abriga embarcações com mísseis de longo alcance

Noticiado pela TV estatal, o Irã inaugurou sua nova base subterrânea que será utilizada para missões navais, em algum lugar secreto no Golfo.

O anúncio ocorre dois dias antes do início do segundo mandato do presidente dos EUA, Donald Trump, um momento de expectativa de aumento das tensões entre Teerã e Washington.

Contexto de tensão crescente

As autoridades iranianas temem que Trump, com sua política de “pressão máxima”, fortaleça o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em possíveis ataques contra instalações nucleares do Irã.

Além disso, o aumento das sanções dos EUA sobre o petróleo iraniano intensifica a pressão sobre a economia do país.

Uma nova base subterrânea

A base, localizada a 500 metros de profundidade, foi apresentada durante exercícios militares e jogos de guerra. O General Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária, destacou que o local abrigou embarcações capazes de lançar mísseis de longo alcance e executar ataques em mar aberto.

Nós garantimos à grande nação do Irã que seus jovens sejam capazes de sair honrados e vitoriosos de uma batalha no mar contra inimigos grandes e pequenos”, afirmou Salami.

Imagens divulgadas mostram túneis repletos de lanchas rápidas da classe Taregh, descritas como uma nova versão equipada para lançamento de mísseis de cruzeiro.

Exercícios militares intensificados

Neste mês, o Irã iniciou manobras militares de dois meses, incluindo simulações de defesa contra ataques a instalações nucleares em Natanz. A TV estatal destacou que as forças locais estão em alerta máximo, demonstrando poder de retaliação e dissuasão contra possíveis ações de Israel e EUA.

A revelação reforça a estratégia do Irã de exibir sua capacidade de defesa e avançar na construção de “cidades de missões” subterrâneas, uma marca das últimas décadas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista com mais de uma década de experiência, especializado na cobertura de temas estratégicos como indústria naval, tecnologia, economia, geopolítica, setor automotivo, energia renovável e política. Desde 2015, atuo em grandes portais de notícias, com destaque especial para reportagens e análises sobre o setor naval, acompanhando de perto as tendências, desafios e inovações da indústria marítima nacional e internacional.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x