Início Porto de Santos sofre sem propostas adequadas para sua estatização, afirma Governador de São Paulo

Porto de Santos sofre sem propostas adequadas para sua estatização, afirma Governador de São Paulo

agosto 10, 2022 às 4:02 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Porto de Santos
Porto de Santos (Reprodução: divulgação)

O Governo de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou a empresários que uma possível estatização do Porto de Santos precisa ser avaliada com pragmatismo. Segundo ele, é necessário observar as vantagens e desvantagens, pois o estado sabe da importância logística do Porto de Santos. A fala ocorreu em uma conversa com representantes da indústria de trigo, na última segunda-feira, 08.

Além disso, ele também afirmou que não tem mantido diálogos com o governo federal sobre o plano de privatização dos portos, que também inclui o Porto de Santos. Inclusive, a demanda sobre a gestão estadual do porto foi levantada por empresários durante a reunião.

Um dos representantes presentes do debate, apontou que a questão política deve transferir a gestão para São Paulo. Neste sentido, o pedido ocorreu logo após o setor ter enfrentado diversos gargalos neste ano, com a retenção de cargas importadas no complexo portuário durante longos períodos.

Artigos recomendados

Paralelamente, Rodrigo Garcia afirmou que, caso ocorra a transferência de poder para São Paulo, o estado não vai de “dexotrolar”. Além disso, ele afirmou que, caso reeleito, ele pretende conversar com quem for escolhido para a Presidência da República. Dessa maneira, Garcia reiterou que sabe como administrar, e que está no cargo para garantir conquistas e glórias ao estado de São Paulo.

Dessa forma, essa foi uma das falas do diálogo com os representantes da indústria do trigo e derivados de São Paulo, que ocorreu em um evento promovido pelo Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo (Sindustrigo) e pelo Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo (Simabesp), na última segunda-feira.

Outro ponto levantado por Garcia foi a participação de Felipe Salto, economista, no seu governo como secretário da Fazenda e Planejamento do Estado, além da economista Zeina Latif, nomeada secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado. Ele afirma que, após a saída de Dória, ele buscou novos nomes para representar o secretariado frente ao seu plano de governo.

Propostas para o Porto de Santos

No primeiro debate com os candidatos ao governo de São Paulo, Garcia afirmou que sente falta da proposta sobre o Porto de Santos, que ocorreu na noite do último domingo, 7, pela Band. Segundo ele, os candidatos estão mais interessados em nacionalizar a companhar, logo, ele afirma que os seus adversários só se interessam em discutir sobre Brasília e o Brasil. Além disso, ele afirmou que espera que eles possam ter a oportunidade de discutir propostas sobre São Paulo.

Questionado sobre os temas que nortearam as eleições, Garcia mencionou emprego, segurança pública e educação. Além disso, ele informou que a população começará a prestar atenção na eleição estadual, logo após 7 de setembro. Segundo ele, cerca de 90% da população sabem da eleição para presidente, porém, somente metade lembra que há uma eleição para governo do Estado. Dessa forma, os debates são necessários para chamar a atenção para este ponto.

Conheça mais sobre o Porto de Santos

O Porto de Santos é um conjunto de terminais responsáveis pela armazenagem e movimentação de cargas e passageiros que estão instaladas ao longo do estuário de Santos, que é o limite natural entre os municípios de Santos, Cubatão e Guarujá, sendo o maior porto da América Latina.

Atualmente, a exploração do Complexo Portuário de Santos é feito de forma diferenciada, dependendo da localização da área, ou seja, depende se está dentro ou fora do Porto Organizado. No Porto Organizado, as áreas pertencem à União e os limites são estabelecidos pela portaria ministerial. Dentro dele, os terminais atuam sob jurisdição da Autoridade Portuária, a Santos Port Authority (SPA).

Canal Logística com Ferreira

Leia mais: Grupo Timken e equipe de engenharia especializada, gera soluções inovadoras que afetam diretamente engenheiros navais, embarcações de grande e pequeno porte.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes