x
MENU
>
Uncategorized
Estados
Modo escuro
Menu
Início Empresa cria tecnologia 3D e realidade virtual que otimiza operações portuárias e logísticas no Brasil

Empresa cria tecnologia 3D e realidade virtual que otimiza operações portuárias e logísticas no Brasil

julho 11, 2023 às 10:56 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Operações portuárias agora contam com tecnologia 3d
Operações portuárias agora contam com tecnologia 3d

Intitulado de “Digital Twin 3D”, o sistema é capaz de acelerar decisões operacionais em até 80%

A revolução digital ultrapassa as fronteiras de simulações e jogos, chegando a um patamar onde desempenha um papel crucial no mundo dos negócios, especialmente no setor logístico. As tecnologias robustas, como a realidade virtual e o Digital Twin, estão sendo utilizadas para acelerar operações, minimizar custos e erros, e até combater fraudes. Visando aprimorar as operações portuárias, a Athenas Logistics, uma empresa renomada em tecnologia logística, desenvolveu o Digital Twin 3D. Este recurso permite a recriação digital completa e em tempo real de um porto, terminal ou armazém, facilitando a movimentação e gestão de carga.

Digital Twin 3D: Uma Revolução na Logística

A complexidade de carregar e descarregar navios e trens, alocar e deslocar cargas e contêineres e transportar itens por pátios e armazéns é notória. A avaliação de várias variáveis para decidir quando, onde e como essas cargas serão movidas é uma tarefa árdua, que muitas vezes requer intervenção manual. Enfrentando esse desafio, a Athenas criou uma maneira de digitalizar espaços e máquinas em 3D, conectando-os através da Internet das Coisas (IoT).

Artigos recomendados

Rogério Magela, CEO da Athenas, uma logtech com mais de duas décadas de atuação, explica: “Imagine um operador precisando manualmente determinar um local para armazenar uma carga refrigerada que será uma das primeiras a descarregar e também uma das primeiras a ser retirada. Visualizar um terminal inteiro ou um armazém em uma única tela facilita e agiliza este processo”.

CEO da Athenas, Rogério Magela

Tecnologia Avançada e Resultados Expressivos

Ao unir ativos em uma plataforma integrada e inteligente, o Digital Twin 3D proporciona uma visualização intuitiva e de fácil compreensão para o ser humano, otimizando em até 80% a tomada de decisão das equipes na gestão de ativos. Além disso, a potente tecnologia permite monitorar todas as movimentações em tempo real, proporcionando maior agilidade e precisão nas operações.

Os impactos positivos do Digital Twin 3D nos terminais e armazéns onde foi implementado incluem maior eficiência na alocação de cargas, operações portuárias mais seguras, valor de mercado elevado e respostas mais rápidas às mudanças. Essa solução pode ser integrada ao TOS+, a plataforma de automação completa da Athenas para portos, terminais e armazéns, que utiliza outras tecnologias como a inteligência artificial e robôs.

Os investimentos em tecnologia avançada no setor logístico têm efeitos diretos em diversos outros setores da economia. Em 2022, o custo logístico no Brasil representava, em média, 13,3% do PIB nacional. Soluções que reduzem custos, aumentam a produtividade e aceleram operações logísticas podem reduzir os preços de diversos itens, de alimentos a produtos de alto valor agregado.

Com 23 anos de experiência, a Athenas é uma das principais empresas de tecnologia que oferece otimização e ganho operacional para portos, terminais e armazéns do Brasil e do mundo. A Athenas usa tecnologias inteligentes para ajudar o setor logístico a otimizar suas operações sem interrupções, transformando os negócios de seus clientes de maneira inteligente, com alta performance e retorno de investimento significativo para as empresas.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Google News
Relacionados
Mais recentes
wpDiscuz
0
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x
Sair da versão mobile