MENU
Estados
Modo escuro
Menu
Início Especialista em tecnologia para gestão de portos comenta os impactos da falta de infraestrutura logística no Brasil

Especialista em tecnologia para gestão de portos comenta os impactos da falta de infraestrutura logística no Brasil

maio 4, 2023 às 12:16 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News

Com a falta de investimento governamental e um ecossistema logístico pouco colaborativo, o setor de logística no Brasil sofre com dificuldades que impactam e encarecem os produtos finais. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o tempo médio de espera para atração nos portos brasileiros é de 20 horas, o que é considerado alto em comparação a outros países.

Além disso, o tempo médio de permanência de um navio nos portos brasileiros é de quatro dias, enquanto em outros países é de apenas algumas horas. De acordo com o CEO da Athenas – empresa especializada em Tecnologia e Logística – Rogério Magela, o Brasil ainda está longe de oferecer um suporte adequado aos portos, o que acaba impactando negativamente o custo final dos produtos.

Artigos recomendados

Segundo a ANTAQ, entre janeiro e dezembro de 2022, o setor portuário brasileiro movimentou 1,209 bilhão de toneladas. Rogério, que é especialista em tecnologia para gestão de portos, afirma que essa movimentação poderia ser 25% mais eficiente. “A maior questão é que o lado de fora não está preparado para escoar o que chega. Isso faz com que a logística fique cara. O Brasil ainda investe pouco em infraestrutura portuária e logística e com isso os portos daqui têm uma capacidade limitada de movimentação de cargas. Por outro lado, países como a China e os EUA investem bilhões de dólares em suas estruturas.

A Athenas, empresa com mais de 23 anos de experiência em tecnologia, logística e operação de portos e terminais, tem se destacado por revolucionar o setor com soluções inovadoras. “Enquanto muitas empresas seguem de forma isolada, cada uma tentando resolver seus problemas sozinhas, a Athenas tem trabalhado para integrar e colaborar com toda a cadeia logística, proporcionando diferencial competitivo para seus clientes. “O Porto de Itaqui, no Maranhão, recebeu um investimento de R$ 306 milhões da iniciativa privada.

O aumento nos investimentos permitiu um atendimento mais qualificado às demandas do estado e dos estados vizinhos. Implementamos o TOS+, em Itaqui, que é o nosso principal produto. O software é direcionado para terminais e portos, sendo o único no mercado multicargas, multimodal e multilíngue. Na versão “Lion” adicionamos o digital Twin 3D para representar o pioneirismo tecnológico deste produto no Brasil e no mundo.

Com isso, houve um aumento nos lucros de 15% após implementação do produto, o que nos dá uma amostra de retorno de investimento em tecnologias mais inovadoras”, diz o especialista em tecnologia para gestão de portos e infraestrutura logística.

Ainda segundo Rogerio Magela, existem outros paradigmas que precisam ser quebrados. Por exemplo, a falsa e condicionada ideia que  é impossível criarmos um corredor ou malha ferroviária eficiente no país. Hoje a Europa possui um corredor ferroviário invejável que representa um de seus principais motores de sucesso. O escoamento é tão fundamental quanto a agilidade Terminal/Portuária, isso no ambiente ferroviário, portuário e rodoviário.

Rogério finaliza dizendo que o governo precisa investir em infraestrutura portuária e logística para que o país possa competir de forma mais efetiva no mercado internacional e garantir a competitividade dos produtos no mercado interno.

Sobre a Athenas

A Athenas tem 22 anos de atuação e está entre as mais importantes empresas de tecnologia que oferece otimização e ganho operacional para portos, terminais  e armazéns do Brasil e do mundo. A Companhia se consolidou como fornecedora de softwares de otimização e gestão inteligente que ajudam empresas que movimentam cargas de todos os tamanhos, tipos e volumes a funcionarem melhor. A Athenas direciona com inteligência operacional  tecnologias para que o setor logístico possa otimizar suas operações sem interrupções e ajuda a transformar os negócios de seus clientes de forma inteligente com alta performance e ganho operacional , trazendo um excelente retorno de investimento para as empresas.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes