MENU
Estados
Modo escuro
Menu
Início Setor portuário conta com crescimento notório no primeiro semestre de 2021

Setor portuário conta com crescimento notório no primeiro semestre de 2021

novembro 5, 2021 às 1:00 am
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Movimentação de cargas nos portos do Brasil teve um crescimento considerável no primeiro semestre, e a tendência é crescer ainda mais, segundo a ANTAQ
Movimentação de cargas nos portos do Brasil teve um crescimento considerável no primeiro semestre, e a tendência é crescer ainda mais, segundo a ANTAQ. Fonte: Reprodução

A movimentação de cargas nos portos do Brasil teve um crescimento considerável no primeiro semestre do ano e a tendência é o setor crescer ainda mais durante o restante de 2021

A preocupação com o crescimento do setor portuário no Brasil é bastante comum, em razão da alta produtividade que o setor dispõe para o PIB brasileiro. Durante esta última quarta-feira, (03/11), foi divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) que a movimentação de cargas nos portos brasileiros contou com um crescimento significativo no primeiro semestre do ano de 2021.

Confira outras notícias do setor portuário:

ANTAQ divulga crescimento na movimentação de cargas nos portos brasileiros neste semestre

A ANTAQ liberou, recentemente, o painel Estatístico Aquaviário com alguns dados em relação ao setor portuário no primeiro semestre do ano de 2021. Segundo a agência, a movimentação de cargas nos portos contou com um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período no ano de 2020, com circulação de 591,9 toneladas de cargas apenas neste primeiro semestre, comprovando a capacidade de crescimento que o setor portuário possui no mercado nacional e internacional. 

Artigos recomendados

O diretor-geral da ANTAQ comentou acerca desse crescimento e da previsão para os próximos passos que o setor portuário dará no país, bem como a importância dos portos para a economia brasileira. O executivo afirmou que “os números são auspiciosos. Mostram que o setor aquaviário mantém seu crescimento contínuo. E isso é fundamental para a economia do país, para a geração de emprego e renda. Mais uma vez a Agência divulga as estatísticas do setor de forma célere e moderna”.

O crescimento aconteceu tanto em relação aos granéis sólidos e os granéis líquidos nos portos brasileiros. O aumento na movimentação de granel sólido foi significativo, com  343,2 milhões de toneladas sendo movimentadas no primeiro semestre, ou seja, 56% do total do período. Já se tratando do granel líquido, a circulação foi de 153,5 milhões de toneladas, o que representou 28% da carga, enquanto os contêineres representaram 65,4 milhões de toneladas (11% da carga) e as cargas, em geral, 29,7 milhões de toneladas (5% do total).

Setor continua otimista em relação ao crescimento no segundo semestre do ano de 2021

O crescimento do setor portuário no primeiro semestre deste ano beneficiou bastante os portos brasileiros e a previsão é de que essa área continue em uma crescente no restante do ano. O que se espera no segundo semestre de 2021 é uma movimentação de cerca de 626 milhões de toneladas de cargas e, para o ano inteiro, a movimentação seja de um total de 1,2 bilhão, isto é, um aumento de 5,5% em comparação com o ano de 2020. 

Em relação a esse crescimento, o diretor-geral da ANTAQ se mantém confiante e otimista e destaca que a continuidade da expansão na movimentação de cargas é esperada para o restante do ano. Ele também destacou que  “Os resultados mostram que o setor aquaviário mantém seu crescimento contínuo. E isso é fundamental para a economia do país, para a geração de emprego e renda. Tudo isso por conta da reabertura econômica, com o avanço da vacinação”.

Assim, os próximos passos do setor portuário no Brasil podem ser de grande importância para a economia do país, uma vez que o crescimento contínuo contribui para mais entrada de capital, geração de empregos e elevação no PIB. O que se espera agora são investimentos nos portos brasileiros para que essa expansão continue como o esperado.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes